O carretel é um sistema de suporte para fios, cordoalhas e cabos, constituído basicamente de discos laterais (flanges) e núcleo e as bobina são um sistema constituído do carretel, mais o fio ou cabo elétrico ou cordoalha de aço, podendo ser fechado ou não.
O carretel para fios e cabos elétricos pode também se denominado simplesmente como carretel, enrolador, ou enrolador de cabo. Pode ser acionado manualmente, por uma alavanca, através de mola (o que lhe confere o nome de carretel retrátil), ou através de um motor hidráulico, elétrico ou pneumático. O enrolador de cabos acionado por uma mola é o tipo mais utilizado.
O carretel para cabos e fios elétricos retrátil possui na lateral um estojo blindado, no interior do qual há uma mola que, à medida que o cabo é puxado, traciona-o.
Quando o cabo é solto a força da mola o recolhe automaticamente, como acontece similarmente no cinto de segurança retrátil de um carro de passeio. Existem parâmetros normativos obrigatórios para o desempenho dos carretéis, cujas características dimensionais foram extraídas da NBR 11137, e que foram submetidos a diferentes cargas.
O carretel para fios e cabos elétricos, dependendo do uso, pode ser fornecido com ou sem a guia de saída de cabo. Os enroladores de cabos utilizado para aplicações em tensão constante, como eletroímãs, pontes e pórticos rolantes, comportas, etc. não necessitam da guia, pois o percurso é unidirecional, mudando apenas o sentido. As bobinas de cabo são usadas para armazenamento, desenrolamento e enrolamento de cabo condutivo ou cabo de elevação.